Cabelos são a essência da expressão feminina


Cabelos são a essência da expressão feminina Cabelos são a essência da expressão feminina.

Reflexos do estado de espírito, os cabelos podem contar uma história de vida. Manter os fios hidratados faz bem para o ego.

A mulher sempre teve uma relação muito forte com os cabelos. Para ela, estar arrumada significa estar com os fios bonitos e bem tratados. Há quem até mesmo deixe de sair de casa se as madeixas não estiverem do jeito que gosta. A corretora de imóveis Walércia Rossi que o diga. Para ela, o cabelo é um cartão de visitas. “Se o cabelo não estiver bem, fico mal. Não saio de jeito nenhum sem arrumá-lo”, afirma.

Ela conta que, para isso, vai semanalmente ao salão fazer hidratação e escova e, quinzenalmente, coloração. Além dessa rotina, Walércia faz, esporadicamente, luzes, mechas, escova inteligente e tudo o mais que deixar o cabelo mais bonito e saudável. Ela também segue todas as dicas de seu cabeleireiro, o dono de uma franquia da Socila, Mayron Assis, sobre como manter boa alimentação e tratamento capilar consecutivo. “Quem tem química no cabelo tem que hidratar semanalmente, para o resto da vida. Além disso, é preciso um bom corte e lavagem regular”, afirma Assis.

“O cabelo é um espelho de si, retrato fiel do momento de vida, do estado de espírito e da identidade da mulher, é a essência da expressão feminina”, traduz o cabeleireiro da Natura Guilherme Cassolari. Segundo ele, estar com os cabelos bem apresentáveis chega a ser uma questão de honra para a mulher, que, muitas vezes, os enxerga como símbolo de poder. Ver e se sentir bonita são motivações que fazem com que, cada dia mais, a mulher brasileira invista em produtos capilares, buscando intensificar o efeito do visual. Não é à toa que o Brasil é o segundo maior mercado consumidor desses produtos no mundo, segundo dados de pesquisa encomendada pela Natura ao Instituto Inesplorato. Mas, será que elas estão usando o produto certo?

Para começar, o mais importante é conhecer o próprio cabelo. Ele é oleoso na raiz e seco nas pontas, bem oleoso ou muito seco, ou normal? Depois de definir isso bem, aí sim, é hora de partir para os cuidados, ou tratamento, se for o caso. O ideal, para não ficar nenhuma dúvida, é contar com a ajuda de um especialista, que vai orientá-la a usar o produto mais adequado para seu tipo. Segundo o consultor de cabelos de O Boticário Viktor I, é possível manter os cabelos sempre impecáveis, sejam eles lisos ou crespos. Segundo ele, alguns truques na hora de lavar e de secar os fios podem ser bastante úteis (veja quadro). Já Cassolari observa que a mulher brasileira ainda não tem essa cultura de tratar os cabelos, acreditando que apenas usar um bom xampu basta. Para ele, aplicar máscara uma vez por semana ou a cada 15 dias é um bom começo para evitar problemas e manter os fios sempre saudáveis.