Retirada de cabelos pode ser a chave


Retirada de cabelos pode ser a chave Retirada de cabelos pode ser a chave para a cura da calvície, diz pesquisa.

A ideia de estimular o couro cabeludo a partir da retirada de fios vem sendo amadurecida em diversos estudos.

Polêmica, a ideia é proposta por um grupo internacional de pesquisadores e detalhada na edição desta semana da revista Stem Cell. O procedimento foi realizado com ratos, permitindo o crescimento de até seis vezes mais pelos que da forma natural. Liderados por Cheng-Ming Chuong, dermatologista da Escola Keck de Medicina da Universidade do Sul da Califórnia, os cientistas acreditam que o método pode inspirar novos procedimentos mais eficientes em humanos.

A ideia de estimular o couro cabeludo a partir da retirada de fios vem sendo amadurecida em estudos anteriores da equipe. “O professor e dermatologista Chih-Chiang Chen determinou que a lesão no folículo também afeta seu ambiente adjacente. Pensamos que, talvez, poderíamos usar essa informação como um recurso para ativar mais folículos”, explica ao Correio Cheng-Ming Chuong.

A partir dessa observação, os investigadores pensaram em agir sobre o ambiente de cabelo para ativar um maior número de folículos — a cavidade em que os pelos crescem. Arrancaram 200 fios, um por um, em áreas de tamanhos distintos e espalhadas pelas costas das cobaias. Pelos arrancados de partes pouco densas não tiveram uma resposta de crescimento positiva. Mas a retirada em locais mais extensos, em que muitos filamentos cresciam, fez com que aumentasse a quantidade de pelos consideravelmente. Os crescimentos variaram de 450 a 1.300 fios.

Por análises moleculares, os cientistas concluíram que os folículos “emitem sinais de socorro”, liberando proteínas inflamatórias que recrutam células do sistema imunológico para o local da lesão. Chuong explica que os folículos têm células-tronco do cabelo, que secretam moléculas sinalizadoras, como o fator de necrose tumoral alfa TNF-alfa). Em determinada concentração, o TNF-alfa comunica aos folículos retirados que é hora de mais cabelo crescer.